
Romeu Carvalho de Castro é o presidente do Saad Esporte Clube, um dos, senão o mais tradicional time feminino desse país. No Saad já atuaram craques como Sissi, Kátia Cilene, Maravilha, Formiga, Michael Jackson, Juliana Cabral entre outras.
Saad, campeão brasileiro/96
Ele respondeu gentilmente às duas mensagens enviadas pelo Esporte é (quase)tudo!.
Em relação à primeira mensagem, nos informou que o Saad, diferentemente do que ocorreu com o Botucatu, foi procurado por representantes da CBF, mas que "ainda não existem informações definitivas" sobre a Copa do Brasil.
Em seguida , enviamos outra mensagem, perguntando a Romeu a sua opinião sobre a importância da I Copa do Brasil de Futebol Feminino para o desenvolvimentoda modalidade no país.
Em cerca de uma hora, ele nos retornou, dizendo que "a disputa da I Copa do Brasil para nós(Saad) é encarada com otimismo e grande motivação, pois mostra que a CBF finalmente volta a cumprir seu papel como entidade de administração nacional da modalidade. Não podemos, entretanto,deixar de apoiar as entidades que lutaram pela modalidade neste período de ausência da CBF, como a LINAF".
Segue abaixo a mensagem mandada por Romeu de Castro, um verdadeiro registro histórico do Saad e do futebol feminino tupiniquim.
"A primeira competição de fato promovida pela CBF no Brasil ocorreu apenas em 1993, quando com a minha intermediação promovemos a Taça Brasil na pequena cidade de Arceburgo, interior de Minas, conquistada pelo Vasco, com o Saad obtendo o Vice-Campeonato. Todas as edições anteriores, incluindo as seisvencidas pelo Radar (83-84-85-86-87-88) foram bancadas por Ligas ou Federações Estaduais, assim como a primeira conquista do Saad, em 89, logo após a conquista do terceiro lugar pela Seleção na Copa do Mundo Experimental da China.Vale lembrar que as competições de 83 e 84 foram disputadas nas areias de Copacabana, e não em campos gramados. Em 91, tivemos nova conquista do Saad em competição promovida por Ligas. A CBF promoveu ainda as edições de 94 (Tramandaí, Torres e Capão da Canoa),com o Vasco como Bi-Campeão, Euroexport (Bahia) Vice, e o Saad em terceiro;96 (Osasco), Saad Campeão e Vasco Vice, 97 em duas categorias: No adulto,disputado em Taubaté, ganhou o São Paulo (administrado pelo Saad) com a Portuguesa como Vice, e no Sub-17, disputado em Cabo Frio, foi Campeão oSaad, com o Rio Negro (AM) como Vice. Em 1998, com a quebra de parceria entre o Saad e o São Paulo o título voltou para as mãos do Vasco, enquanto no ano 2000 a Portuguesa faturou o seu primeiro e único título. Em 2001, a CBF promoveu a competição pela última vez, na cidade mineira de Ubá, com o título ficando com o Santa Isabel/MG. Em 2003, o Saad, a CBF e a Sport Promotion promoveram em conjunto o CircuitoBrasileiro e o Circuito Brasil Estados-Unidos. O título Nacional ficou com o Saad, ficando o Vice com o Santos FC. Em 2006 a LINAF, Liga Nacional de Futebol, trouxe a Taça Brasil de volta,com o título conquistado pelo Botucatu. A mesma entidade promoveria a I LigaNacional em 2007, conquistada pelo Santos.O time com maior número de participações em todas as competições listadas é o Saad, com 10 participações e 5 títulos. A disputa da I Copa do Brasil para nós é encarada com otimismo e grandemotivação, pois mostra que a CBF finalmente volta a cumprir seu papel comoentidade de administração nacional da modalidade. Não podemos, entretanto,deixar de apoiar as entidades que lutaram pela modalidade neste período deausência da CBF, como a LINAF.Os clubes que VC (NR: O Sergipe e o Baré, de Roraima, segundo fontes locais, estão entre os participantes da Copa) citou nunca tiveram participação nas competições anteriores, e são uma prova viva de que a presença da CBF motivará ef ortalecerá o futebol feminino em todo o País de maneira nunca vista. Fica apenas o alerta de que esta seja uma presença permanente, e não incidental..."
Um comentário:
A Taça Brasil de futebol feminino de 1983 foi sim disputada em campo, e não na areia! Que absurdo!
Tem até vídeo no Youtube, final Radar x Goiás, famosos jogo em que o juix coverde deu um soco numa jogadora!
Postar um comentário