quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Começaram as Olimpíadas Caipiras




Começou essa semana os 71º Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo.
Para quem não sabe o que é isso, segue um pequeno histórico.

De uma iniciativa modesta, reunindo equipes de uma única modalidade, aos dias atuais, os Jogos Abertos do Interior se transformaram em um dos mais importantes momentos do esporte nacional, cumprindo seu objetivo de integrar atletas de diversas modalidades e reunir em um único espaço equipes de cerca de 200 cidades de São Paulo.
Os primeiros responsáveis são Horácio “Baby” Barioni, ex-jogador de basquete do Palestra Itália (hoje, Palmeiras) e do Espéria, clubes da capital paulista, e de Manuel Carvalho Lima, na época presidente da Associação Montealtense.
Em 1936, decidiram organizar o “Campeonato Aberto do Interior”, em Monte Alto, cidade natal de Horácio “Baby” Barioni. Curioso observar a força integradora do esporte demonstrada no surgimento do “Campeonato Aberto do Interior”. Considerando uma época em que os meios de comunicação não tinham a velocidade atual e os meios de transportes ainda eram precários, determinando longas jornadas mesmo para trajetos curtos, o basquete, criado nos Estados Unidos entre o final da década de 10 e início da década de 20 chega ao Interior do estado de São Paulo e já na década de 30 tem simpatizantes e jogadores em número suficiente para estimular a criação de um campeonato. A força mobilizadora do esporte atrai para o “Campeonato Aberto do Interior” equipes de diversas cidades, algumas geograficamente distantes, que mesmo com as dificuldades para locomoção existentes na época, viajam horas para participar do evento. De 12 a 19 de setembro de 1936, seis equipes de basquete estiveram disputando uma única modalidade do “Campeonato Aberto do Interior”: Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia, Piracicaba e Uberlândia (MG).
No ano seguinte, já incluindo a modalidade de Natação, o “Campeonato Aberto do Interior” foi disputado em Uberlândia, sendo a primeira e única vez que se realizou fora de São Paulo. O atletismo entra em 1937, quando o “Campeonato Aberto do Interior” foi realizado em Sorocaba. Nesse ano, Uberlândia se torna tricampeã e aquela foi sua última participação.
Em 1939, graças a Edmundo de Carvalho, então diretor do Departamento Estadual de Educação Física, os jogos passam a ter caráter oficial e são realizados em Campinas. Desde então, novas modalidades foram incorporadas na disputa, passaram a ser realizados em diferentes cidades, atraindo maior número de atletas e mobilizando torcedores. Na sua história, apenas em um ano deixou de ser realizado. Em 1989, em decorrência de um longo período de greve dos professores, houve a necessidade de reposição de aulas e a rede estadual de ensino não pôde ceder as escolas para alojar os atletas.
Isso não impediu que, nos anos seguintes, os Jogos fossem realizados ainda com melhor infra-estrutura, maior envolvimento de atletas e torcedores colaborando para o desenvolvimento e preparo das equipes.


Esse ano, as Olimpíadas Caipiras acontecem na Praia Grande, litoral paulista.

Para quem não sabe, a competição conta com mais de 15 mil atletas de 200 municípios do estado de São Paulo e são considerados a segunda maior competição poliesportiva da América Latina, atrás apenas dos Jogos Pan-Americanos. Muitas estrelas do esporte nacional já se destacaram nos Jogos Abertos, como Hortência e Paula, vice-campeãs olímpicas com a seleção brasileira de basquete feminino e o judoca Aurélio Miguel, campeão olímpico.

Para quem não puder acompanhar os jogos nos locais, a ESPN Brasil faz cobertura completa de 17 ao 27 de outubro, transmitindo ao vivo as modalidades mais importantes (basquete, vôlei, handebol, futsal) e com boletins sobre os demais esportes e sobre curiosidades dos Jogos Abertos.

Nenhum comentário: