quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Momento Olímpico - JIM THORPE



Faltam 219 dias para os Jogos de Beijing. Hoje, no Momento Olímpico, vamos falar um pouco sobre um atleta do início dos Jogos, quando ganhar dinheiro com o ESPORTE era como um crime, algo que o personagem de outro conheceu bem, o grande Jim Thorpe.

Jim Thorpe era um nativo americano filho de um irlandês com uma índia que era descendente de um índio e um francês. Seu nome completo era Jacobus Franciscus Thorpe, contudo seu nome indígena era Wha-Tho-Huk, que significa “Destino Brilhante”. Nome esse dado pois na hora de seu nascimento, o local onde ele nasceu era iluminado por um raio de sol, mas que mostrariasse uma previsão de seu infelizmente curto e não valorizado destino brilhante no ESPORTE.
Thorpe participou dos Jogos Olímpicos de Estocolmo – 1912, onde ganhou ouro o pentatlo e decatlo de forma impressionante. Após vencer o decatlhon, o rei Gustavo, da Suécia , disse: “Senhor, você é o maior atleta do mundo”. Thorpe, com toda sua humildade respondeu no ato. “Obrigado”

Porém, Jim Thorpe acabou perdendo suas medalhas por cometer o pecado maior para Pierre de Coubertin e para os demais membros elitistas do COI: ganhou dinheiro para jogar algumas partidas de beisebol. Thorpe ainda, devido a sua inocência, não alterou o seu nome para jogar, pratica realizada por diversos outros atletas que assim mantinham o status de amadores. Vale salientar que ele não sabia da proibição.

Receber para jogar era tido como algo grave, tanto que somente em 1992 os americanos levaram um time de basquete composto por jogadores da NBA; contudo, mais do que algo grave, manter a exigência do amadorismo para competir-se nos Jogos Olímpicos era uma forma de manter a competição para a elite, que teria condições de treinar, situação complicada para pessoas pobres que tinham que trabalhar para sobreviver.

Em 1982, 70 anos após os Jogos de Estocolmo, o COI decidiu devolver as medalhas conquistas por Destino Brilhante, excelente atleta, craque em basquete, hóquei, arco e flecha, natação, canoagem, tênis, futebol americano, beisebol e outros esportes.
O melhor atleta da primeira metade do século XX morreu pobre e doente em 1950.

Nenhum comentário: