quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Campeonato Baiano


A Federação Baiana de Futebol anunciou na quarta-feira (30), o lançamento do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, com 8 equipes. O certame, que aconteceria em outubro, terá início no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com um “Torneio Início” entre as equipes participantes do estadual, que se enfrentarão em jogos de 20 minutos (dois tempos de dez minutos), eliminatórios, até ser definido o clube campeão dos festejos. O campeonato começa para valer em 16 de março. A FBF vai custear a taxa de participação das equipes com forma de incentivo.


Para mais infomações: http://www.fbf.org.br/

Brasil vai ao Mundial


A Seleção Brasileira Feminina Sub-17 derrotou a Argentina, nesta quarta-feira, em Villarrica, por 4 a 2 e ficou com o vice-campeonato do Sul-Americano da categoria. Franciele, González (contra), Beatriz e Raquel garantiram a vitória do Brasil.


A Argentina abriu o placar com Amancay Urbani, aos 24 minutos de jogo. Aos 32, Franciele empatou e aos 41, Gonzáles empurrou contra a própria meta decretando a virada brasileira.


O jogo seguiu até que Noelia González marcou o gol de empate.chegou a estar empatado em 2 a 2. O empate garantiria as duas equipes na Copa do Mundo da Nova Zelândia, mas aos 30 da segunda etapa, a número 10 Beatriz marcou o 3º gol brasileiro e cinco minutos depois Raquel, em um chute de longe, deu números finais à partida.


A campeã do torneio foi a Colômbia, que goleou o Paraguai por 7 a 2 e terminou o campeonato com os mesmos seis pontos do Brasil, mas com saldo de gols maior: seis contra um. Karen Ruiz Díaz, do Paraguai, foi a artilheira, com 7 gols marcados e o Paraguai faturou o Troféu Fair Play da competição.


O Paraguai é um caso estranho. Levar de 7 da Colômbia após vencer o Brasil por 4 a 1 é demais. Talvez as meninas tenham comemorado além da conta.


O time comandado por Marcos Gaspar jogou com Aline, Edilene, Tuani, Adriana (Ketlen)e Rafaelle; Bruna, Thaynara, Fabiana e Beatriz; Franciele e Raquel (Amanda).


Dessa forma, Colômbia, Brasil e Paraguai garantiram vaga no Mundial. A Argentina não.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Campeonato Cearense de Futebol Feminino




O I Campeonato Cearense de Futebol Feminino teve o começo novamente adiado pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

A nova data para o pontapé inicial da competição agora é o dia 8 de fevereiro. Antes, a entidade já havia previsto a abertura do Estadual para 5 de janeiro - juntamente com a disputa masculina - e, mais recentemente, para o último domingo (27). Conforme o diretor de futebol da FCF, cel. Francisco Gomes, o atraso no início da competição teve duas razões: a "falta de recursos" da entidade para manter a competição; e o fato dos clubes ainda estarem em "fase de implantação" do times. Ele afirma que a federação trabalha na possibilidade de conseguir parceiros para ajudar no custeio das viagens das equipes e pagamento da arbitragem. A competição - inédita em âmbito local - reunirá dez equipes divididas em dois grupos. No "A" figuram Alvinegro, Horizonte, Juventus, Messejana e Verdes Mares; enquanto que no "B" estão América, Atlético, Caucaia, Floresta e Tiradentes.

Os times disputam jogos em turno único dentro do grupo, classificando os dois melhores de cada chave para o quadrangular decisivo. A idéia é que a maioria das partidas aconteçam em preliminares do Estadual masculino.


E AGORA, SERÁ QUE SAI O CAMPEONATO CEARENSE? E QUANDO SAIRÁ?

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Como ESPORTE é (quase)tudo!

*Por Julio Moreira
Imagina o que passa na cabeça de um moleque de 18 anos ouvindo um deputado falar a frase abaixo no Jornal da Globo: "Furar pedágio é simples. É só você, na verdade, chegar muito próximo do veículo da frente quando ele chegar na cabine de pedágio. Aí você arranca junto com este veículo quando ele sair. A cancela tem um sensor eletrônico que vai impedir que ela abaixe. Então você passa com o veículo da frente, sem nenhum problema."
Na última segunga (28/01), o Jornal da Globo colocou no ar uma matéria com o deputado estadual paranaense Luis Cláudio Romaneli (PMDB), ensinando como passar no pedágio sem pagar. Disse também que o deputado só foi parado pela polícia rodoviária depois de furar o terceiro pedágio.
A matéria também ouviu um jurista criticando o deputado, disse que ele foi multado, perdeu pontos na carteira e que pode responder a um processo por desobediência civil.
O erro dos editores do jornal, portanto, não está em veicular a matéria, mas no conteúdo. A mesma matéria poderia ir ao ar sem contar didaticamente como furar o bloqueio e sem demonstrar e lentidão da polícia rodoviária.
A TV Globo tem uma penetração muito grande no país e pode ter iniciado uma onda de desobediência civil ou uma dor de cabeça em todas as praças de pedágio do país. Na manhã desta terça (29/01), esta era a única matéria que não estava reproduzida no site do telejornal.

___________________________
(*) Julio Moreira é jornalista, diretor de vídeos e professor universitário. Trabalhou na TV Manchete, SBT, TV Record, Rádio CBN, VCR Cine Vídeo e FMU.
PS.: Indo para o ESPORTE, a Globo NUNCA fala o nome real dos times de vôlei em suas transmissões. O Rexona vira Rio de Janeiro, o Finasa vira Osasco, entre outros. E, como a CBF, também nunca respondeu à uma simples pergunta encaminhada pelo Esporte é (quase) tudo!: "Por quê as Organizações Globo omitem o verdadeiro nome das equipes de vôlei?".
Acredito que eles responderam depois da CBF.

O que é que aconteceu?



A Seleção Feminina Sub-17 foi derrotada pelo Paraguai nesta segunda-feira, por 4 a 1, em Villarrica. A zagueira Tuani, do Internacional, marcou o único gol do Brasil, o primeiro da partida, aos 9 minutos da etapa inicial.
O Brasil controlava a partida e ia assegurando mais três pontos no quadrangular final da competição.
Contudo, o jogo teve de ser paralisado por cerca de uma hora por falta de energia elétrica no estádio. Após a paralisação, as paraguaias reagiram e empataram aos 31 do segundo tempo, com Paola Genes. Apenas quatro minutos depois, a artilheira Karen Ruiz Díaz virou o placar.
Aos 40 da etapa final, Gloria Villamayor ampliou, e aos 46 Evelyn Armoa decretou a goleada.
Na outra partida, a Colômbia venceu a Argentina também por 4 a 1.
Com isso, todas as seleções chegam à ultima rodada com três pontos conquistados, e o Brasil aparece em terceiro nos critérios de desempate; a Argentina está na quarta colocação, o que torna a última partida fundamental, pois um tropeço frente às hermanas significará a não ida ao Mundial sub-17.
A última e decisiva partida das brasileiras acontece nesta quarta-feira, 30 de janeiro, 21horas e 05 minutos no horário de Brasília.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Sul-Americano sub-17:Brasil 3 x 1 Colômbia


Na sua estréia no quadrangular final, a seleção brasileira feminina Sub-17 derrotou a Colômbia por 3 a 1. Raquel (Atlético/MG), Franciele (Jaguariuna) e Fabiana (CEPE Caxias) marcaram os gols do Brasil.

Os três gols da Seleção Feminina saíram no primeiro tempo, aos 5 minutos, a atacante Raquel abriu o marcador e aos 24 com Franciele ampliou; Ingrid Vidal marcou para as colombianas aos 29 minutos da etapa inicial mas aos 42 minutos a meia Fabiana marcou o terceiro tento brasileiro, sacramentando o resultado.


No outro jogo da noite, a Argentina bateu o Paraguai por 2 gols a 1. A artilheira Karen Ruiz Díaz (Paraguai) fez mais um gol, o único do Paraguai, aos 42 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado o Brasil assume a liderança do quadrangular final com três pontos e saldo de dois gols, um a mais que a Argentina, que vem na segunda colocação.

O Brasil jogou com Aline, Edilene, Tuani, Bruna e Rafaelle; Thaynara (Ingrid), Fabiana, Beatriz e Franciele; Raquel (Mayara) e Thais (Fernanda).

O próximo jogo do Brasil será contra o Paraguai, na segunda-feira, 28 de janeiro, em Villarrica.

Na primeira fase, as brasileiras venceram por 5 a 1.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Nada de Paulistão Feminino..ainda


Dia 24 recebemos o seguinte comunicado da Assessoria de Comunicação da Federação Paulista de Futebol:
"No momento não temos nada definido.
Deveremos em algo em torno de 20 dias
Att
Assessoria de Comunicação da FPF"
Vinte dias dá no dia 13 de fevereiro. Esperemos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Crocante Cup Brasil 2008


No último dia 20, aconteceu o Crocante Cup Brasil 2008, prova que abre o calendário nacional de montain bike. A prova aconteu em Vinhedo, interior paulista e teve a participação de grandes bikers do Brasil como Arlei Teixeira, Edvando Souza Cruz , Ricardo Pscheidt e o jovem Henrique Avancini, e também contou com a participação de Adriana Nascimento da elite feminina.
A prova foi disputada em duas categorias, sendo solo e duplas. Foi uma prova muito dura para todos os participantes, desde os profissionais até os novatos, pois além de ser longa, cinco horas, os atletas tiveram que enferentar muita lama e chão escorregadio, pois nos dias que antecederam a prova e no próprio dia choveu muito na cidade do interior paulista.
O grande campeão masculino da prova foi Ricardo Pscheidt, da equipe Sundown/Joenvile, que completou 14 voltas em 5:10:04, seguido de perto por Arlei Teixeira, da equipe Caloi/Terra Bike, que completou 14 voltas à 37 segundos atrás do Ricardo, o terceiro colocado foi Edvando Cruz, da equipe Astro/Manitou/SDG,como tempo de 5:14:43, o quarto foi Moises Silva Santos , da equipe JC Bikes.
Entre as mulheres, a grande campeã foi Adriana Nascimento, da equipe Star Soft/Specialized, completando 11 voltas em 5:06:08.
Da equipe PMI/ Endurance Bike, tivemos os campeões da categoria duplas 40 a 49 anos, Danilo Juliano Ferreira e Gilberto que completaram 13 voltas em 5:02:01, e também da equipe PMI/ Endurance Bike na categoria duplas 80 a 89 anos, Ricardo Betereli e Marcos Chiarelli que conquistaram o oitavo lugar, mesmo com um câmbio quebrado e um pneu furado, completando 11 voltas num tempo de 5:27:25.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sul-Americano Feminino Sub-17 -Brasil vence e se classifica


A Seleção Brasileira Feminina Sub-17 derrotou o Peru na noite de ontem por 3 a 0 e se classificou em primeiro lugar no grupo B para a fase final da competição. Beatriz (Araraquara), Mayara (Juventude) e Michelle (CEPE Caxias) garantiram a vitória da Seleção Feminina.
O jogo, no estádio do Complejo Deportivo del Banco Santander, na cidade de Peñapolén, foi o último da fase classificatória. O Brasil terminou com 12 pontos em quatro jogos. A fase final acontece na forma de pontos corridos e conta com os dois melhores colocados de cada grupo (A e B).
O primeiro gol da partida aconteceu logo aos dois minutos de jogo, com Beatriz. No segundo tempo, Mayara (aos 13 minutos) e Michelle (aos 28 minutos) fecharam o placar.
Com o fim da fase de classificação, o Brasil ficou em primeiro lugar no grupo B e agora enfrenta a Colômbia, no dia 26 de janeiro, às 22h05 (23h05 de Brasília), na cidade de Villarrica.
O Paraguai ficou em segundo lugar no grupo e jogará contra a Argentina, que ficou com o primeiro lugar no grupo A com 9 pontos.

A Seleção Feminina jogou com Aline, Juliana, Adriana, Ingrid e Rafaelle; Thaynara, Fabiana (Bruna), Ketlen e Beatriz (Michelle); Franciele e Mayara.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Estaduais 2008

A Copa do Brasil de Futebol Feminino ocorrerá em 2008. Ao menos é o que disse o ouvidor Antônio Álvares Miranda Filho (http://esporteequasetudo.blogspot.com/2008/01/copa-do-brasil-2008.html).
Ela está prevista para começar em agosto, nas mesmas condições da realizada em 2007, porém com a exigência que os clubes participantes sejam indicados por critérios técnicos e oriundos de certames estaduais realizados.
Nada mais justo, certo?
Então o Esporte é (quase)tudo! decidiu investigar a quantas andam esses estaduais.
Até o momento, recebemos respostas das Federações do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de Minas Gerais.
Na terra do pão de queijo, ainda não foi a feita a reunião do conselho técnico do campeonato mineiro feminino de 2008, e por enquanto não há data para o mesmo.
De Mato Grosso do Sul, estado para onde o Saad para participar da Copa do Brasil, tivemos a seguinte resposta do assessor de imprensa Enéas Jacobina:
"Como sabe, em 2007, foi realizado a primeira copa do Brasil de futebol feminino, consequência da boa campanha da seleção feminina principal, e por força da realização da próxima copa, diante disso a CBF, ainda deve este ano,2008, definir o calendário do futebol feminino nos estados, diante disso a FMF está no aguardo das definições que serão repassadas pela CBF para que possamos definir o nosso calendário."
Ou seja, eles estão esperando a CBF definir as datas para começar.
Já a Federação Paranaense não esperou a CBF tomar a iniciativa e o início do campeonato está previsto para o dia 30 de março e a final em 22 ou 29 de junho. As partidas acontecerão aos domingos, às 15h30 (http://www.federacaopr.com.br/index.php?system=news&news_id=1892&action=read).
Apuramos também que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) estipulou para fevereiro o começo de seu estadual. A competição vai até julho. Em agosto começa o Estadual feminino sub-20, com término em novembro (http://www.fferj.com.br/Doc%20Oficiais/calendario2008.pdf). E o Campenato Segipano Feminino começa em fevereiro e vai até abril (http://japaratuba.infonet.com.br/fsf/images/documentos/calendario.pdf).

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Eu tenho um sonho!!!



Acho que a CBF ignora o Esporte é (quase)tudo!.

Mas, infelizmente, não somente o Esporte é (quase)tudo!.


Eles já receberam cerca de 100 e-mails nossos.




Os únicos respondidos foram os que enviamos ao ouvidor da Copa do Brasil de Futebol Feminina, o sr. Antonio Alvares Miranda Filho, que foi sempre muito prestativo.


O último que enviamos à Confederação, bem como à sua Assessoria de Imprensa e seu Departamento de Comunicação é o seguinte:


Gostaria de saber qual a razão de o jogo Brasil e Suécia ser disputado em Londres, tendo em vista que, no dia 17 de dezembro, o senhor Ricardo Terra Teixeira, presidente da CBF, afirmou categoricamente que a partida não ocorreria em Londres.

Atenciosamente,

Pedro Pahor
Esporte é (quase) tudo!
http://www.esporteequasetudo.blogspot.com/


Simples, não?

Ainda sonho em receber uma mensagem da CBF.

E VOCÊS, QUANDO SERÁ QUE A INSTITUIÇÃO DE HAVELANGE E TEIXEIRA NOS RESPONDERÁ?

Sul-Americano sub-17: Brasil 5 x 1 Paraguai


A seleção brasileira feminina sub-17 venceu na noite de ontem o Paraguai pelo placar de 5 a 1, gols de Franciele (19') (36'), Raquel (BRA) (43') e Beatriz (BRA) (57') (90').

O gol de honra paraguiao foi marcado pela artilheira da competição, Ruiz Díaz aos 19 minutos da segunda etapa. Agora a paraguaia tem 6 gols no torneio.


Com o resultado, o Brasil está em primeiro lugar no grupo B com 9 pontos conquistados e 3 partidas. O Paraguai também tem 9 pontos pórem uma partida a mais.


O próximo e último desafio do Brasil na fase classificatória do Sul-Americano será nesta quarta-feira, contra o Peru, às 20h05 (21h05 de Brasília). Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para a fase final da competição, que é disputada no sistema de pontos corridos.


Os três primeiros do sul-americano classificam-se para o Mundial, a ser disputado entre outubro e novembro de 2008, na Nova Zelândia.


Na próxima rodada, a equipe canarinho não contará com a zagueira do Vila Fany(PR), Fernanda qu foi expulsa no final da partida ao tomar o segundo cartão amarelo.



FICHA TÉCNICA:

BRASIL


[1] EDUARDA; [2] EDILENE ([19]KETLEN) , [4] TUANI (C),[14] FERNANDA e [6] RAFAELLE;[7] THAYNARA, [8] FABIANA, [10] BEATRIZ e [11] FRANCIELE ([16] ADRIANA); [9] RAQUEL ([13] AMANDA) e [20] THAIS .

TÉCNICO: MARCOS GASPAR


PARAGUAI


[1] ORUÉ Zulma; [2] CARRERAS Raquel, [3] FLORES Cris Mabel e [4] CUEVAS Noelia; [5]ARMOA Evelyn, [7] FERNANDEZ Rebeca, [8] FLEITAS Ana, [9] RUIZ DÍAZ Karen e [11] VILLAMAYOR Gloria (C); [17] PARADA Melissa (-46') e [18] RIVAS Jacqueline.

TÉCNICO: CARLOS BÁEZ


GOLS:FRANCIELE (BRA) (19'), FRANCIELE (BRA) (36'), RAQUEL (BRA) (43'), BEATRIZ (BRA) (57'), RUIZ DÍAZ Karen (PAR) (64'), BEATRIZ (BRA) (90').


CARTÕES AMARELOS: RAQUEL (BRA) (16'), THAIS (BRA) (49'), FABIANA (BRA) (61'), TUANI (BRA) (64').


CARTÕES VERMELHOS: FERNANDA (BRA) (86', 2a. amarilla), RUIZ DÍAZ Karen (PAR) (86').

sábado, 19 de janeiro de 2008

Esportes que (quase) ninguém conhece!

Quem já deu uma olhada na parte de notícias do Esporte é (quase)tudo! já deve ter reparado que sempre tem uma seção para notícias sobre badminton.

O Badminton é um esporte olímpico desde Barcelona 1992 e é a SEGUNDA MODALIDADE MAIS PRATICADA DO MUNDO.

Abaixo segue um vídeo com um longo rally. Para ver mais vídeos, acessem http://www.youtube.com/results?search_query=badminton

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Momento Olímpico

Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir desculpas aos leitores pela demora em colocar o "Momento Olímpico" dessa semana.

Faltando 203 dias para os Jogos de Beijing, gostariamos de mostrar um vídeo promocional da Olímpiada.

O que vocês acham?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Brasil vence Venezuela, de virada, por 3 a 2


Sul-Americano sub-17


As venezuelanas abriram 2 a 0 em seis minutos de jogo, com dois gols de Carmona. O primeiro gol do Brasil saiu aos 28 minutos com a atacante Franciele. Aos 36, a meia Beatriz. O gol da vitória saiu aos nove minutos da etapa final, com a atléticana Raquel.


O próximo jogo das comandadas por Marcos Gaspar ocorre dia 20, contra o Paraguai, às 21h05 (22h05 de Brasília), em Peñalolén.


OBS.: Fiquei surpreendemente feliz pelo fato de, dessa vez, a CBF ter colocado na primeira página de seu site a foto das jogadoras Beatriz e Franciele comemorando, ao invés do símbolo da Confederação, o que ocorreu durante o Mundial do ano passado na China.
Na foto: Eduarda, Tuani, Juliana, Bruna, Thaynara, Rafaelle, Francielle, Beatriz, Mayara, Tatiane, Ketlen, Aline e Marcos Gaspar (em cima); Amanda, Edilene, Fabiana, Raquel, Juliana Cardoso, Michelle, Adriana e Fernanda (embaixo)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Guga ratifica sua aposentadoria


Guga, o próprio, anunciou sua retirada das quadras, o que ocorrerá após Rolland Garros ou após os Jogos de Beijing, em agosto.
Tá certo ele!
Pena ter negado semana passada essa informação.
Mas ele pode. É o maior nome do tênis masculino brasileiro e o maior desde Maria Ester Bueno.
Jogue em paz Guga, mesmo que perca todas as partidas que disputar.
E que o Comitê Organizador do Jogos Olímpicos dê um convite para Guga.
Se bem, que seria lindo vê-lo fazer o coração na quadra central de Paris mais uma vez.

Brasil x Suécia: Mais uma mentira da CBF


17/12/2007 às 19:38. A CBF publica em seu site o seguinte texto "Kaká é eleito o melhor do mundo da FIFA na festa brasileira em Zurique". Como sub-título, destaca "Presidente Ricardo Teixeira destaca a força do futebol brasileiro no evento que consagrou ainda Pelé, Marta, Buru e Cristiane".


No rodapé da nota, há a seguinte informação, que reproduzo na integra:

" Amistoso contra Suécia não será em Londres

O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que não é verdadeira a notícia veiculada nesta segunda-feira sobre a realização de um amistoso contra a Suécia no dia 26 de março, em Londres, para festejar os 50 anos da conquista da Copa do Mundo de 1958.

- A CBF não reconhece essa notícia como verdadeira. Não haverá jogo contra a Suécia em Londres. Mesmo porque um amistoso comemorativo do título da Copa do Mundo de 1958 só tem sentido se for disputado na Suécia, que foi o palco da conquista."




14/01/2008 às 16:14. A CBF publica a seguinte nota:"Brasil fará amistoso contra Suécia em Londres"




Honestamente, não sei a razão de coisas assim me surpreenderem ainda.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Brasil vence no Sul-americano feminino sub-17

O Brasil venceu no domingo (também conhecido como ontem) o Uruguai por 1 a 0 na estréia das duas seleções pelo grupo B do Sul-americano feminino sub-17 de futebol, disputado no Chile.

Segundo agências internacionais, a partida foi marcada pela falta de energia elétrica no estádio em várias ocasiões. A seleção brasileira venceu as uruguaias com um gol da meio-campista Thais, do Juventus, aos 7 minutos do segundo tempo.

As comandadas do técnico Marcos Gaspar enfrentarão agora a Venezuela, na terça-feira, pela segunda rodada da competição.

O grupo B é formado por Brasil, Uruguai, Peru, Paraguai e Venezuela.

Faz 8 anos



Há oito anos o Corinthians conquistou o título de campeão Mundial de Clubes em cima do Vasco, em pleno Maracanã. A partida terminou empatada em 0 a 0 e o Corinthians derrotou os cariocas nas penalidades.


Real Madrid e Manchester United foram os clubes europeus que participaram da competição, disputada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Rincón, capitão da equipe, foi quem levantou a taça do primeiro Mundial organizado pela Fifa.

O time da final: Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Ríncon, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edílson e Luizão.

Oito anos depois, um novo feito como esse parece distante. Infelizmente.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Copa do Brasil 2008


Haverá uma Copa do Brasil de Futebol Feminino em 2008. Segundo o ouvidor da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2007, Antônio Álvares Miranda Filho, a nova edição da Copa está prevista para o início em agosto, nas mesmas condições da realizada em 2007, porém com a exigência que os clubes participantes sejam indicados por critérios técnicos e oriundos de certames estaduais realizados, não só mas também, com essa finalidade, o que deve proporcionar uma participação efetiva de aproximadamente 5.000 atletas.


Confiram abaixo o e-mail enviado por Antônio Álvares Miranda Filho:


Caro Pedro Pahor,

Ratifico as informações que lhe encaminhei, por e-mail em 19/12/2007, sobre o processamento financeiro dos benefícios e reembolsos devidos pela CBF aos participantes da Copa do Brasil/FF 2007.Quanto à realização da segunda edição da Copa, ela já está prevista para 2008, com início em agosto, nas mesmas condições da realizada em 2007, porém com a exigência que os clubes participantes sejam indicados por critérios técnicos e oriundos de certames estaduais realizados, não só mas também, com essa finalidade, o que deve proporcionar uma participação efetiva de aproximadamente 5.000 atletas.

Grato pelo contato, à disposição,

Antônio Álvares Miranda Filho

Ouvidor da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2007


HAVERÁ UMA II COPA DO BRASIL! O QUE VOCÊS ACHAM ?

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Como ESPORTE é quase tudo!!!

Dizem que os políticos daqui não prestam, são sem-vergonhas, etc.
Infelizmente, muitas vezes é verdade.
Agora, vejam a propaganda do pré-candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Mike Huckabee.
Para quem não entende inglês, vou traduzir apenas a primeira frase dele.
"Meu plano para a segurança: Duas palavras - Chuck Norris"

O pior é que não é uma brincadeira, o fanfarrão aí fala seriamente.

O QUE VOCÊS ACHAM?

Marion Jones é condenada a 6 meses de prisão



Reuters


A ex-atleta norte-americana Marion Jones foi condenada, nesta sexta-feira, a seis meses de prisão por ter mentido para promotores federais dos Estados Unidos em uma investigação sobre doping.


O juiz Kenneth Karas determinou a sentença após Jones ter confessado culpa em duas acusações no ano passado, o que resultou na perda das cinco medalhas olímpicas conquistadas por ela nos Jogos de Sydney, em 2000.



Karas condenou Jones a seis meses por ter mentido sobre o uso de esteróides e outros dois meses - que serão cumpridos simultaneamente - por uma outra acusação, de ter ludibriado investigadores federais em um caso de fraude envolvendo seu ex-namorado Tim Montgomery, ex-recordista mundial dos 100m.

Jones, 32 anos, tornou-se o maior nome do esporte internacional a admitir o uso de esteróides, ao confessar sua culpa em outubro de 2007. Ela admitiu, chorando, que traiu a confiança de seus fãs e do país, após ter passado anos negando veementemente que tenha usado substâncias proibidas.

Ela confessou ter mentido a investigadores federais em 2003, quando negou que tivesse ingerido a substância proibida THG antes da Olimpíada de 2000. Como parte do acordo judicial, os promotores pediram ao juiz que determinasse uma pena de até seis meses de prisão, e o advogado de defesa fez um pedido por clemência porque ela havia sofrido humilhação pública.

Marion Jones perdeu as cinco medalhas conquistadas no atletismo dos Jogos de Sydney, três delas de ouro, e todas as suas performances registradas no período foram apagadas dos registros. Jones, que no passado chegou a receber milhões de dólares em contrato de publicidade, está atualmente em má situação financeira.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Momento Olímpico - Johnny Weissmuller


Me Tarzan, you Jane. Já já explicamos.


Johnny Weissmuller nasceu na Romênia e foi para os Estados Unidos da América com apenas 7 meses de idade. Como estadunidense, foi o vencedor dos 100m nado livre nos Jogos de 1924 e de 1928 e membro da equipe vencedora no revezamento 4x200m nessas duas edições. Também conquistou a medalha de bronze em 1924 como membro da seleção de pólo aquático. Weissmuller estabeleceu 28 recordes mundiais e marcou era como um dos maiores nadadores da história, como Duke Kahanamoku, o maior nadador antes dele, e Mark Spitz.


Na natação, Johnny Weissmuller foi o primeiro humano a nadar os 100 metros em menos de 1 minuto, um feito admirável tendo em vista as condições de treinamento e os equipamentos da época. Para perceber como a evolução dos métodos de treinamento e do material utilizado são importantes, hoje qualquer juvenil consegue nadar os 100 metros no tempo que Weissmuller conquistou a medalha de ouro.


No mundo, Johnny Weissmuller também foi pioneiro, sendo o primeiro (e para muitos o melhor) Tarzan do cinema, tendo criado o famoso grito do personagem. Para se ter idéia, todos os outros Tarzans não gritavam, mas sim utilizavam a gravação feita por Weissmuller. Até mesmo nos desenhos animados, o grito do Rei da Floresta é uma reprodução do original dado por um dos maiores nomes do esporte mundial.


Ele morreu vítima de um edema pulmonar em 20 de Janeiro de 1984, em Acapulco, México, onde viva com sua sexta mulher.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

GUGA...adeus!

OBS.: A acessoria de imprensa de Guga negou a informação abaixo.

Gustavo Kuerten se aposentará em julho deste ano, segundo informação do jornal Estado de SP que neste domingo afirmou que o tricampeão de Roland Garros fará uma série de cinco torneios pelos lugares que mais gosta de jogar até o ATP de Stuttgart, na Alemanha.

Guga começa sua despedida no Brasil Open, que será disputado entre os dias 11 e 18 de fevereiro na Costa do Sauípe (BA), onde o Manezinho da Ilha foi campeão em 2002 e 2004; na seqüência, ele jogará o Master Series de Miami, no final de março, em Miami, Guga perdeu para Pete Sampras na final em 2000, foi um verdadeiro jogão.

Saindo do Master de Miami, Guga volta à sua terra para jogar um torneio de menor porte, o Aberto de Santa Catarina, no fim de abril.


O próximo passo de sua despedida será onde ele conquistou fama no tênis mundial: Paris, para disputar o 2º Grad Slam do ano, o Roland Garros, vencido por ele em 1997, 2000 e 2001.


Como citado no início, o ATP de Stuttgart, do qual Guga sagrou-se campeão em 1998 e 2001.


OPINIÃO DO ESPORTE É (QUASE)TUDO! ==> Guga tomou a decisão certa. Não dá mais para ficar tentando uma volta que claramente não será alcançada. O problema de Guga é muito semelhante ao de outro grande tenista, Magnus Norman, que nunca mais voltou ao circuito. Lamentamos apenas o fato de Guga não encerrar sua carreira em Paris, certamente dariam a quadra central para a realização de qualquer jogo seu, e ele seria justamente homenageado por uma torcida que o adora.

Mas Guga pode parar quando e onde ele quiser. Ele é O maior tenista da história desse país (considerando-se homens e mulheres, Maria Esther Bueno foi maior) e, ao que tudo indica, vai demorar para aparecer outro que chegue perto de suas façanhas.


Tomara que queimemos a língua.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Jogos da 1ª rodada da Copa São Paulo

5/01
União São João 3 x 0 Piauí (PI)
Cruzeiro (MG) 3 x 2 Mirassol
São Paulo 3 x 0 CSA (AL)
SEV-Hortolândia 1 x 1 Iraty (PR)
América 2 x 1 Sorriso (MT)
XV Piracicaba 2 x 0 Ypiranga (AP)
Corinthians 3 x 0 Ceilândia (DF)
São Carlos FL 3 x 1 Gurupi (TO)
Flamengo (RJ) 4 x 0 Nacional (AM)
Fluminense (RJ) 2 x 0 Mogi Mirim

6/01

Flamengo 1 x 1 Independência (AC)
Internacional (RS) 7 x 0 Marília
Primavera 1 x 0 Vespasiano (MG)
Campinas 2 x 0 CENE (MS)
CA Lemense 2 x 2 Tocantinópolis (TO)
Taboão da Serra 3 x 2 Olímpico Pirambu (SE)
Ferroviária 2 x 0 Genus Rondoniense (RO)
Rio Branco 8 x 0 Náutico (RR)
Pão de Açúcar EC 4 x 1 Vilavelhense (ES)
Sorocaba 0 x 2 Porto (PE)
Nacional 2 x 1 Barra do Garças (MT)
São Bento 3 x 3 Rio Preto
Grêmio (RS) 12 x 1 SE Ypiranga (PE)
- Jogo muito interessante esse daí. O Grêmio fez 1, 2, 3, 4, 5 (em 26 minutos). O jogador Jhonatan foi expulso. Então o Grêmio fez 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12. Nesse meio tempo, o Ypiranga fez o seu de honra.
Rio Claro 6 x 1 Americano (MA)
Paulínia FC 0 x 1 São Caetano
Atlético (PR) 4 x 0 Jaguaré (ES)
Criciúma (SC) 0 x 3 Guarani
Figueirense (SC) 2 x 0 Vila Nova (GO)
Paraná (PR) 2 x 3 Portuguesa Desp
Santos 2 x 1 ABC (RN)
América (MG) 1 x 0 Brasiliense (DF)
São Bernardo FC 3 x 0 Botafogo (PB)
Goiás (GO) 3 x 4 Ponte Preta
Palmeiras 2 x 0 EC São José (RS)
Vitória (BA) 6 x 4 Avaí (SC)
Bahia (BA) 2 x 3 Santo André
Fortaleza (CE) 2 x 1 Paulista
Coritiba (PR) 1 x 2 Noroeste
Juventude (RS) 2 x 0 Juventus
Taubaté 1 x 1 Vila Aurora (MT)
Vasco da Gama (RJ) 1 x 0 Paysandu (PA)

7/11

Gr Barueri 2 x 2 Fluminense (BA)
Atlético (MG) 2 x 2 Marília FC (MA)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Começa a Copa São Paulo

Amanhã começa a Copa São Paulo, o maior torneio de futebol júnior do país com 88 equipes divididas em 22 grupos.
O Esporte é (quase)tudo! fará a cobertura do evento.
Em especial, eu trabalharei como repórter para a Rádio STI Esporte (http://www.radios.helphouse.com.br/stiesporte.html) no jogo São Bernardo e Botafogo/PB, domingo, às 16 horas.
A Copinha é um torneio tradicional (essa é a 39ª edição) e sempre atrai a atenção da mídia para qual será a grande revelação. Ano passado, um dos destaques foi o meia Rafinha, do São Bernardo, que recentemente assinou contrato com o Corinthians. Além dele, na edição de 2007, tivemos a participação do zagueiro Breno, eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro e transferido para o futebol alemão.
E ESSE ANO, QUEM SERÁ A GRANDE REVELAÇÃO?

Apito "Amigo"



O caso Edilson estremeceu a credibilidade do futebol brasileiro há dois anos. Para quem não lembra, o árbitro em questão manipulava jogos com o objetivo de atender a certas apostas feitas pela Internet.


Agora, mais um caso de manipulação de resultados surge no país.


O presidente do Santa Cruz, o Sr. Edson Domingues Nogueira acusa o Sr. Paulo Jorge Alves de fazer parte de um esquema de manipulação de resultados que , nesse caso específico, ajudaria o Santa Cruz a escapar do rebaixamento para a série C do Brasileiro.
O Sr. Paulo Jorge Alves é, ao que tudo indica, um funcionário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Esporte é (quase)tudo! enviou mensagem à Confederação solicitando saber qual é o cargo ocupado pelo Sr. Paulo Jorge Alves.
Como sempre, aguardamos respostas.
Para comprovar o esquema, o presidente do Santa Cruz, o Sr. Edson Domingues Nogueira, mostra uma série de e-mails enviados por Paulo onde ficava acertado que em troca das passagens para o trio de arbitragem ou da quantia de R$ 6 mil, o trio auxiliaria o Santa Cruz a conseguir pelo menos o empate.
É citado o jogo Santa Cruz 2 x Avaí 2, onde segundo Paulo, o juíz, Luis Antônio Silva Santos segurou a partida, evitando que o Santa levasse mais gols (esse trecho pode ser conferido ao clicar na fota acima).
Ainda Paulo Jorge Alves, diz para Edson que certos atletas estão fazendo "corpo mole", inclusive citando alguns nomes, em um textos repleto de erros gramaticais.
Para ele, o esquema não funciona melhor pois o time não ajudava, ou seja, não se jogava o suficiente para que a arbitragem pudesse realmente ajudar.
E afirma que o Naútico subiu em 2006 por causa do esquema.
Para quem quiser conferir todas as mensagens, elas estão no site da Federação Pernambucana de Futebol (http://www.fpf-pe.com.br/arquivo.asp).
E VOCÊS CAROS COLEGAS, O QUE ACHAM DO CASO?
SERÁ QUE O TAL ESQUEMA É REALMENTE VERDADEIRO?

Palavra do leitor

Mais uma vez o "Palavra do leitor" será preenchido pelo fã número 1 do Saad, Alexandre Cassiano. Mande seus textos para esporteequasetudo@bol.com.br, quem sabe ele não aparece aqui sexta que vem.

__________________
O Brasil no futebol masculino demorou pra se destacar?
Olha o desempenho dele no começo das copas.
1930 - eliminados na primeira fase
1934 - eliminados na primeira faze
1938 -terceiro lugar
Aí teve uma parada por causa da segunda guerra.
1950 - aí foi catastrófico,em casa,no maracanã lotado perdemos o título
para o uruguai, onde o maracanã chorou em um ambiente fúnebre,todos contavam com o título,e já saia nos jornais que eramos campeões pois tínhamos ido pra final após um 7 a 1 na suécia.
1954 - fomos eliminados nas quartas. Só na sexta edição fomos campeões
em ,
1958,depois 1962 e 1970.
depois de 1970 ficamos 24 anos pra ser campeões de novo.
então meninas! Só tivemos 5 edições da copa feminina, quem tem andréia,formiga,
cristiane e marta tem sempre que acreditar. eu acredito,nossa vez vai chegar!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Como ESPORTE é quase tudo


Hoje no "Como ESPORTE é quase tudo", gostaria de fazer alguns comentários sobre uma ilustre figura do cenário político nacional: o ministro do STF, Marco Aurélio de Mello .


Ontem, o ministro Mello soltou outro investigado pela Operação Furacão, da Polícia Federal (PF), o empresário João Oliveira de Farias (veja em: http://www.stf.gov.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=80581&caixaBusca=N).


Acho impressionante como o ministro Mello põe em liberdade gente presa pela Polícia Federal.


Acredito que toda semana tem um.


Quem será o próximo?


E VOCÊS, O QUE ACHAM DO MINISTRO?

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Momento Olímpico - JIM THORPE



Faltam 219 dias para os Jogos de Beijing. Hoje, no Momento Olímpico, vamos falar um pouco sobre um atleta do início dos Jogos, quando ganhar dinheiro com o ESPORTE era como um crime, algo que o personagem de outro conheceu bem, o grande Jim Thorpe.

Jim Thorpe era um nativo americano filho de um irlandês com uma índia que era descendente de um índio e um francês. Seu nome completo era Jacobus Franciscus Thorpe, contudo seu nome indígena era Wha-Tho-Huk, que significa “Destino Brilhante”. Nome esse dado pois na hora de seu nascimento, o local onde ele nasceu era iluminado por um raio de sol, mas que mostrariasse uma previsão de seu infelizmente curto e não valorizado destino brilhante no ESPORTE.
Thorpe participou dos Jogos Olímpicos de Estocolmo – 1912, onde ganhou ouro o pentatlo e decatlo de forma impressionante. Após vencer o decatlhon, o rei Gustavo, da Suécia , disse: “Senhor, você é o maior atleta do mundo”. Thorpe, com toda sua humildade respondeu no ato. “Obrigado”

Porém, Jim Thorpe acabou perdendo suas medalhas por cometer o pecado maior para Pierre de Coubertin e para os demais membros elitistas do COI: ganhou dinheiro para jogar algumas partidas de beisebol. Thorpe ainda, devido a sua inocência, não alterou o seu nome para jogar, pratica realizada por diversos outros atletas que assim mantinham o status de amadores. Vale salientar que ele não sabia da proibição.

Receber para jogar era tido como algo grave, tanto que somente em 1992 os americanos levaram um time de basquete composto por jogadores da NBA; contudo, mais do que algo grave, manter a exigência do amadorismo para competir-se nos Jogos Olímpicos era uma forma de manter a competição para a elite, que teria condições de treinar, situação complicada para pessoas pobres que tinham que trabalhar para sobreviver.

Em 1982, 70 anos após os Jogos de Estocolmo, o COI decidiu devolver as medalhas conquistas por Destino Brilhante, excelente atleta, craque em basquete, hóquei, arco e flecha, natação, canoagem, tênis, futebol americano, beisebol e outros esportes.
O melhor atleta da primeira metade do século XX morreu pobre e doente em 1950.