quinta-feira, 12 de julho de 2007

Que os Jogos começem...




Hoje, quinta-feira, 12 de julho de 2007, começa o maior evento esportivo desse país nos últimos 45 anos e, sem dúvidas, o mais caro já realizado nessa terra. No Brasil, os Jogos Pan-Americanos possuem um status muito importante. Por quê?

Porque nos últimos anos percebeu-se que o Pan é o evento poliesportivo de maior importância em que os atletas brasileiros têm maiores chances de conseguir medalha$.

O Brasil domina os Jogos Sul-Americanos, porém este é uma competição menor do que o Pan, que é menor do que os Jogos Olímpicos, onde os brasileiros participam, em sua maioria, pelo prazer de competir, já que não conseguem bater de frente com os maiores esportistas do planeta.

Sendo assim, o Pan, e especialmenteo Pan do Rio (essa coisa de Pan do Brasil é uma baita besteira, pois historicamente, os Pans são das cidades, em 1999, tivemos o Pan de Winnipeg, não o do Canadá; o termo Pan do Brasil começou a ser usado quando precisaram de dinheiro do Governo Federal para bancar os Jogos, que no ínicio, teriam grande investimento do setor privado...), é um grande atrativo para negócios envolvendo o ESPORTE, algo que dá muito dinheiro devido a penetração que o ESPORTE apresenta na sociedade.


Para constatar como o Pan cresceu em importância, voltemos 12 anos e responda-me...




Você lembra da comoção nacional antes dos Jogos de Mar del Plata 1995? Lembra da completa cobertura televisiva do evento?

Não, então chuta, quem trasmitiu...Globo, SBT, Record, Manchete, Band, Cultura...NENHUMA DELAS.



Os jogos em que começaram a aparecer nomes como Guga, Acelino "Popó" Freitas e Fernando Scherer foram transmitidos pela modesta CNT e pelo récem nascido SporTV. Além disso, a CNT somente tinha cobertura em Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não podemos esquecer que a divergência entre duas empresas: a estatal ATC (Argentina Televisora Color) e a OIT (Organização Ibero-Americana de Televisão), que normalmente é a responsável pelas transmissões internacionais, pelo fato de o então presidente Carlos Menem ter decidido passar, sem concorrência pública, os direitos de geração e transmissão para a emissora estatal gerou um conflito que fez com que muitos não tivessem coragem de transmitir o Pan, em decorrência da ameaça da OIT de que quem negociasse com a ATC não poderia transmitir a Olimpíada de Atlanta-1996 e a Copa do Mundo de 1998, para as quais a OIT detinha os direitos.

Mesmo assim o canal pago SporTV também passou a competição, canal que pertence às Organizações Globo, cujo carro-chefe, a Rede Globo de Televisão, não trasmitiu o Pan por não possuir à época o interesse financeiro necessário.

Um comentário:

Anônimo disse...

CNT, que porra é essa?