
UOL Esporte
08/07/2007 - 13h59
Federer derrota Nadal, conquista o penta, e iguala feito de Borg
Da RedaçãoEm São Paulo
Federer derrota Nadal, conquista o penta, e iguala feito de Borg
Da RedaçãoEm São Paulo
O suíço Roger Federer venceu neste domingo o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 2, com parciais de 7-6 (9-7), 4-6, 7-6 (7-3), 2-6, e 6-2, e chegou ao seu quinto título seguido do Torneio de Wimbledon. Com o triunfo, o líder do ranking mundial igualou o feito do sueco Bjorn Borg, que também havia ganho o Grand Slam inglês por cinco vezes seguidas, entre os anos de 1976 e 1980.
Federer teve uma trajetória mais tranqüila em relação a seu oponente no decorrer do Grand Slam inglês. Depois de derrotar o russo Marat Safin, na sexta-feira da semana passada, o suíço só voltou a jogar na quinta-feira, já pelas quartas-de-final, contra o espanhol Juan Carlos Ferrero.
O líder do ranking mundial não precisou jogar nas oitavas-de-final por causa da desistência do alemão Tommy Haas.Nadal, por seu lado, teve que passar por uma maratona para superar o sueco Robin Soderling na terceira rodada. O jogo, que começou na última segunda-feira, só teve um desfecho na quarta após seis interrupções por causa da chuva e da falta de luz natural.A final No primeiro set, Federer conseguiu uma quebra no primeiro game e abriu vantagem de 3 a 1. Nadal conseguiu devolver logo em seguida e empatou novamente o confronto em 3 a 3. A partir daí os dois jogadores conseguiram confirmar seus saques e levaram a decisão para o tie-break.No desempate, novamente muito parelho, Federer fechou em 9 a 7, após aproveitar o seu quinto set point. O suíço foi melhor do que o adversário quando detinha o saque, obtendo um aproveitamento de 81%. O líder do ranking mundial também conseguiu seis aces contra nenhum do rival.A segunda parcial seguiu sem quebras até o décimo game. Nadal tinha vantagem de 5 a 4 e conseguiu a vitória no saque do oponente para fechar em 6-4. O espanhol errou cometeu somente dois erros não forçados contra sete do rival.Federer continuou com seu bom desempenho no saque e venceu também o terceiro set que, a exemplo do que ocorreu na primeira parcial, foi decidido apenas no tie-break depois de os dois tenistas terem confirmado todos os seus saques. Dessa vez, o suíço foi bem melhor no desempate e fechou em 7 a 3, com sete aces ao longo de toda a parcial.Nadal começou o quarto set em um estilo arrasador. Com duas quebras seguidas sobre Federer, que viu seu desempenho no saque cair, o vice-líder do ranking mundial abriu 4 a 0 de vantagem, e fechou em 6-2, levando a decisão para o quinto set.No set decisivo, Federer se mostrou mais tranqüilo. O suíço conseguiu duas quebras, nos sexto e oitavo games, e fechou em 6 a 2 para ficar com o troféu.No seu discurrso do título, além de ter cumprimentado Nadal, Federer lembrou de Borg. Perguntado sobre o fato de ter igualado o feito do sueco, o líder do ranking mundial, limitou-se a dizer que "era um prazer jogar para ele".
Roger Federer realmente caminha a passos largos para ser, senão o maior tenista de todos os tempo, tema que sempre gera acaloradas discussões, o maior vencedor. O suíço destrói recorde atrás de recorde e, ao menos frente à imprensa, não parece lidar muito para isso. Essa atitude o faz ser ainda mais querido entre as pessoas que vêem nele um esportista extremamente competente e carismático. Tal combinação é ótima para todos, para o tênis, que como qualquer modalidade necessita de ídolos; para os fãs, que têm o prazer de assistir à um grande e simpático jogador; para os patrocinadores, sedentos para associar suas imagens à ele e ao próprio Federer, arrecandando muito dinheiro com suas conquistas e consolidando seu nome como um dos mitos do ESPORTE.
2 comentários:
Federer é demais!!!
Esse cara é o melhor que eu já vi.
Postar um comentário