

A brasileira Bárbara Leôncio, de 16 anos, é a nova campeã mundial dos 200 m de menores. Ela ganhou a medalha de ouro neste domingo (15) com o tempo de 23s50 na final dos 200 m do Campeonato Mundial de Ostrava, República Tcheca. Outra brasileira, Rosângela Santos, que havia sido prata na prova de 100m, ficou em quarto lugar, com 23s75. A medalha de prata ficou com a norte-americana Chalonda Goodman, com 23s54, e a de bronze com Nivea Smith, das Bahamas, com 23s69.O feito de Bárbara é ainda mais impressionante considerando o fato de que ela treina na praça próxima à Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica, Jacarepaguá, local onde começou no atletismo com o apoio do professor Paulo Servo.
Paulo Servo mantém uma escola de atletismo em Curicica com mais de 600 alunos. O rsultado de sua dedicação pode ser visto não somente com o brilhante resultado de Bárbara, mas também com o fato de, no ano passado, a Escola Municipal Silveira Sampaio ter dominado as provas nos Jogos Escolares, chegando a nove das 18 finais disputadas e levando para casa sete medalhas.
O esforço de Servo mostra que com dedicação e força de vontade, é possível mudar vidas por meio do ESPORTE. Bárbara agora tem condições de conhecer lugares e pessoas que nunca teria chance caso não tivesse acesso ao atletismo, contudo, é óbvio que entre os atuais 600 alunos (número não maior por falta de espaço) poucos chegarão ao alto nível. Para esses, o ESPORTE oferece outras oportunidades, importantes valores para a formação de cidadãos, como respeito e disciplina.
Paulo Servo forma cidadãos e atletas de alto nível numa praça e em uma escola em Jacarepaguá sem grande respaldo financeiro, imagine o que poderia fazer caso o empresariados brasileiro tivesse coragem, ou melhor, visão de investir no ESPORTE.
2 comentários:
Linda a história. Mostra que com um pouco de esforço tudo é possível.
Pedro, essa história é incrivel. seu blog tá ótimo.
Postar um comentário